terça-feira, 25 de agosto de 2009

COM A ESCOLA EM ATIVIDADE ENTRA EM CENA A DEDICAÇÃO DOS PROFESSORES



Bainet M. Kayra, um homem com expressão rude, mas de olhar sereno e gestos tranquilos, está na casa dos 43 anos, formado em Pedagogia, ele ocupa o cargo de diretor do novo centro escolar “Teresinha Jesus de Oliveira”. Fora essa função acumula as tarefas de professor de Inglês, Matemática e de Ciência e Tecnologia.
Antes desse emprego, Kayara chamado pelos amigos, em chichewa, de Chalima, era funcionário de limpeza no “Aeroporto Internacional Kamazu Banda”, aqui de Malawi.
Agora, nesse novo trabalho, o dia começa cedo, antes do sol dar as boas vindas, acorda por volta das 5h, se arruma e toma café, saindo de casa às 6h, aqui, inicia uma caminhada de aproximadamente uma hora em estrada de terra até achegar na escola. No país há poucas linhas de ônibus, sem falar que para malauiano é uma essencial economia no orçamento do mês, não só ir ao trabalho, mas também se locomoverem na cidade a pé ou de bicicleta.
Então, nesse cenário de precariedade de transporte ele percorre cerca de 7km até a sua cadeira de diretor. Por volta das 15:30, horário que o sol ainda se encontra forte, queimando o solo, ele, com o dever cumprido, deixa a escola percorrendo todo o percurso novamente a pé, e detalhe: durante todo esse período não faz nenhuma refeição, só quando chega em casa.



Já a professora Jollyn Q’umilonde, 28 anos, cuja grande virtude, segundo ela, é a paciência que tem em lidar com crianças também é responsável em ensinar inglês aos alunos, uma das matérias mais importantes, em termos práticos, pois essa é a língua oficial do país junto com o chichewa, e quem a domina, aliás, assim como acontece no mundo todo e não poderia ser diferente em Malawi, tem a chance de arrumar um emprego melhor, como funcionário de hotel, ou em comércios da capital, conta que a escola deu novos ares para as aldeias locais.
Todos os professores serão remunerados pelo governo malauiano, mas fora o salário, a parte financeira, fica evidente que eles precisam de muita dedicação e a força de vontade para driblarem os obstáculos comuns num país com pouca infra-estrutura.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns à esses proficionais de ensino...muita força e coragem pra vencer os obstáculos existentes.

Que Deus abençõe seu trabalho

Raquel disse...

Parabéns aos colaboradores do Projeto Malawi que levam a este povo tão sofrido um pouco de alegria, amor, alimentação, educação e o principal que é a palavra de Deus. Cada um de vocês com um dom e juntos estão fazendo esse projeto crescer a cada dia.
Que Deus abençõe a todos.

Unknown disse...

Parabéns ao Pastor Silas Oliveira, e a todos os caloboradores desse maravilhoso projeto. Que isso seja só o início da obra que Deus tem para fazer através de vossas vidas.
A Deus toda honra e glória!
Pra.Zildete Mendonça

Unknown disse...

Dear teachers, thanks very much for you to be part of that dream, taking education and allowing these children grow in knowledge and build a future and a nation more just and prosperous. I am praying for you.
God bless you!
Sincerely.
Zildete Mendonça

Fabio Bézza disse...

E NÓS, DO PROJETO, AGRADECEMOS A TODOS AS VISITAS, AS LEITURAS EM NOSSO BLOG. OBRIGADO PELO APOIO.