quarta-feira, 5 de agosto de 2009

EM NOME DE NOBRES CAUSAS

Madonna, Angelina Jolie Brad Pitt são alguns exemplos de astros atuais que alertam o mundo para a necessidade de ajudar os países mais pobres do planeta. Mas não é de hoje que artistas se sensibilizam e acabam agindo em favor de causas humanitárias.


Capa do CD do projeto musical e social idealizado, em 2003, por Bono Vox, líder e vocalista do grupo U2.

Se nós começarmos a pesquisar a quantidade de celebridades que já contribuíram de alguma forma pelas populações mais carentes, não há dúvidas que teremos uma lista imensa.
Como ainda não saberia enumerar tal lista, cito um exemplo que eu tenho aqui em casa, aliás, está tocando no meu computador enquanto escrevo este texto.
Drop the Debt, este é o nome do CD lançado em 2003, carregado por um viés político “a favor do cancelamento das dívidas externas”, levantando uma bandeira em apoio aos países do terceiro mundo. Lado social à parte, o álbum reúne grandes músicos e cantores, tanto da África quanto da América Latina.
Do continente africano, destaque para a participação de Oliver Mtukudzi, do (Zimbábue) com o seu canto melancólico e gostoso aos ouvidos, sem falar no zoblazo de Meiway, da Costa do Marfim, e do caprichado dueto de Faya Tess e Lokua Kanza, do Congo. Já a cabo-verdiana Césaria Évora, outra excelente cantora que deu o ar da graça nesse projeto musical, pede justiça social com a música “Quem pode”.
Tocante a participação do Brasil, quem marcou presença foram Chico César, Fernanda Abreu, MV Bill, Lenine e Tribo de Jah. Ao total são dezesseis faixas formando um timaço de artistas.
O CD foi produzido pela ONG francesa Dette & Developpment, que aprovou a idéia de Bono Vox - conhecido também pelo envolvimento em causas assistenciais - sobre uma maneira de focar os olhos do mundo em relação ao fato, no caso específico do CD, dos países pobres terem de destinar 50% do PIB ao pagamento da dívida externa, deixando, assim, de investirem em itens importantes como saúde, saneamento básico e educação.
Além de craques na música, essas celebridades também são certeiras quando o assunto é ajuda ao próximo.

Um comentário:

Edson Lima disse...

Com certeza Bezerra essa galera artista sempre envolvida nas causas sociais
abraço,
Edson