segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RETRATOS MALAUIANOS

Se ocorresse uma competição mundial para eleger qual a nação que tem o sorriso mais bonito do planeta, não há dúvidas de que Malawi seria um forte candidato ao título. É simplesmente incrível como, apesar da miséria enraizada na maior parte da sua terra vermelha, no meio de tanto sofrimento, o malauiano ainda é capaz de manter o bom humor, de sorrir por meio de simples gestos de felicidade. Essa “autogozação” talvez seja uma válvula de escape para sair de uma rotina de sofrimento, pensei em alguns momentos, enquanto tirava as fotos, enquanto observava uma a uma, crianças, mulheres, jovens e idosos, todas as pessoas que passavam por mim, enquanto mergulhava naquele batalhão de olhares dançantes, no entanto, a verdade é que essa capacidade de transmitir alegria vivendo no caos, ao mesmo tempo que é uma interrogação sem resposta exata, também foi uma lição de vida para este jornalista que vos escreve, e é esta aprendizagem que eu quero transmitir para os leitores do blog.
Neste ensaio fotográfico (selecionei algumas fotos para esta postagem, ainda tem muito mais para mostrar), realizado durante os dez dias que passei lá, a minha intenção não foi somente registrar a expressão de alegria, mas também captar a serenidade e a integração com o meio ambiente, com a rotina do dia-a-dia dessa população capaz de demonstrar uma energia pela vida dificilmente encontrada em outros lugares.


Dentro de uma casinha da aldeia, segundo o morador, essa parte é o quarto dele, a parede serve como guarda-roupa e a esteira, totalmente gasta, no chão é a cama.


Hora do almoço, criança comendo o sima, a única comida encontrada com facilidade nas aldeias, é um prato feito apenas com milho e mandioca.


Rapazes trabalhando na olaria, o povo malauiano é bastante trabalhador.


O milho é a principal fonte de alimento nas aldeias.


Crianças contentes ao receberem bolas de presente, assim como no Brasil, o futebol é o esporte preferido deles e uma das poucas diversões da garotada nas aldeias.


Rapaz transporta enorme quantidade de carvão na garupa. No Malawi a bicicleta é um precioso transporte de carga, em alguns locais ela é utilizada como táxi.


Garoto faz sinal de positivo, imitando o fotógrafo já que no país esse gesto não é conhecido.


Como a Aids está dizimando o continente africano, é enorme a quantidade de órfãos nas aldeias. O irmão mais velho fica responsável em cuidar do menor,


por isso, é muito frequente ver essas cenas de zelo e cuidado entre os irmãos.


Este senhor, riso brilhante, vende tomate na beira da estrada.


Esse outro também é vendedor de tomate, na frente da barraca dele faz um sinal mostrando as duas palmas da mão, pelo que eu entendi esse é o sinal de positivo do malauiano.


E aqui, algum amigo do “Projeto Malawi”, tirou essa foto na qual me divertia com algumas crianças, “ensinando uns golpes de Kung Fu”.

Nenhum comentário: